Notícias
Oficinas de música nas escolas públicas de São João del Rei

Exposição Acervo de Compositores no Palácio da Liberdade foi sucesso!

Quem visitou o Palácio da Liberdade, entre os dias 19 de julho e 06 de agosto, pode vivenciar a musicalidade e a história através das partituras originais e melodias aplaudíveis de compositores mineiros dos séculos XIII, XIX e XX e ainda, contemplar vários instrumentos musicais centenários.

O projeto Acervo de Compositores exibiu obras originais e painéis de autoria de compositores sanjoanenses como Padre José Maria Xavier, José Maria Neves, Geraldo Barbosa de Souza e outros da região, num cenário perfeito que contemporiza a história e suas preciosidades. O espaço Aquário e a sala de Banquetes abrigaram todo o aparato musical: painéis e partituras manuscritas e também transcritas para o universo digital.
Através do QR Code em cada painel, o espectador pode se conectar e explorar o acervo, ouvindo as belas melodias.

A proposta foi propiciar uma viagem musical aos apreciadores da cultura. 

Ao todo,  DURANTE A ULTIMA EDIÇÃO DO PROJETO, FORAM 65 partituras transcritas, as quais revelam a originalidade de verdadeiros tesouros, atravessam os tempos e mantêm a sua magnitude. Atualmente o Portal possui mais de 100 obras transcritas.

A exposição contabilizou uma visitação expressiva e admiradora da arte em evidência. Quem abraçou a oportunidade pode ver e sentir de perto, a emoção se sensibilizar com belas obras anônimas do interior das nossas Minas Gerais, expressões da cultura secular, verdadeiras relíquias!

A Exposição do Acervo de Compositores foi uma realização da Produtora Inovità, de São João del-Rei com o Ministério da Cultura e patrocínio da Copasa, com o apoio do governo do Estado, da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade.

Inovar transcendendo a história…
O projeto Acervo de Compositores vai além da transcrição de partituras, resgata a história da música erudita de vanguarda, de compositores da região de São João del Rei, e leva você a uma imersão dos velhos tempos ao mundo das ideias inovadoras.
Como propulsor da arte, percorre vários espaços culturais com as obras e disponibiliza-as também on-line, no portal Acervo de Compositores - www.acervocompositores.art.br, para que todo e qualquer internauta possa viver uma experiência singular, em todos os cantos do planeta.
O repertório do Projeto Acervo de Compositores abrange também apresentações artísticas e a inovadora Camerata com a participação da flautista Salomé Viegas, proposta pelos idealizadores do projeto.

E, o projeto Acervo de Compositores, avança para um novo momento sociocultural! Após a Exposição no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, vai promover oficinas de música nas escolas públicas de São João del Rei em parceria com a a Secretaria Municipal de Eduçação e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Iniciando nesta sexta-feira 18 de agosto na escola Pingo de Gente e na escola Barbara Heliodora. O projeto trabalha educação patrimonial material e imaterial e também é um convite para o despertar da identidade musical implícita nos alunos, além de ser estímulo a hábitos culturais e aspirações para um mundo melhor. A música faz isso!

O projeto foi idealizado pelo Coordenador Adriano Margotti e desde 2012 esta em execução. Como ressalta o coordenador "Só documentamos o belo trabalho feito pelas entidades musicais de São João Del Rei, Tiradentes, Prados e Resende Costa. Muito obrigado a todas entidades pela parceria. CEREM - Conservatório Padre José Maria Xavier, Orquestra Lira Sanjoanense, Orquestra Ribeiro Bastos, Lira Ceciliana de Prados e Coral e Orquestra Mater Dei de Resende Costa."

Viva a arte!
Conheça o Projeto Acervo de Compositores e vivencie um verdadeiro encontro com o conhecimento, com o belo e com o surpreendente, de fazer bem pra alma.




PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL